2ª Semana do Advento 2012
01-12-2012 15:01
2ª Semana do Advento
Evangelho
(Lc 3, 1-6)
… «Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Sejam alteados todos os vales e abatidos os montes e as colinas; endireitem-se os caminhos tortuosos e aplanem-se as veredas escarpadas; e toda a criatura verá a salvação de Deus».
Palavra de Fé: Palavra
Dom da Fé: Amar
A voz é um recurso que Deus concedeu ao homem, para que ele faça dela a melhor utilização. Com a voz podemos fazer maravilhas ou destruir o mundo das relações entre as pessoas.
Compromisso para a semana:
Para começar este tempo, convidar o(s) filho(s) a trazer o catecismo e dialogar sobre o último encontro de catequese que tiveram. Questionar se há alguma tarefa da catequese para realizar em casa e ajudá-lo(s) a completá-la.
Falar, em casa, sobre a PALAVRA, o que ela significa, e o que esta voz nos quer dizer neste Advento.
A Palavra permite-nos anunciar a Boa Nova; para pedir perdão a quem ofendemos; para acolhermos afavelmente quem nos procura.
Dinâmica do Advento:
· Proposta para o Presépio: colocar os animais no presépio.
· Proposta para a Coroa de Advento: acender a 2ª vela, que poderá ter a palavra «Amar»;
Durante a apresentação da vela que vai ser acesa ler o seguinte texto:
Senhor Jesus, como João Baptista, também eu quero, preparar o caminho, endireitar as veredas, para que venhas à vida de todas as pessoas.
Faz do nosso coração o presépio onde queres nascer ser a luz para todos os nossos dias.
Depois da vela acesa, rezar em conjunto a seguinte oração:
Deus Pai, nós acreditamos que Tu nos criaste por amor e nos chamas a amar. Queremos responder com amor ao amor que tens por nós.
Aumenta a nossa fé, e ajuda-nos a preparar o nosso coração para Te acolher, vivendo o mandamento do amor.
Senhor da Justiça e da paz, tem compaixão dos fracos e dos pobres.
Deus da paciência e da consolação, dá-nos esperança e ensina-nos a acolher os outros e a perdoar.
Deus dos profetas e do batismo, batiza-nos no Espirito Santo, e conduz-nos pelo caminho da conversão e das boas obras.
Ámen
Partilha:
A fé é a nossa resposta de amor ao amor de Deus, uma resposta que nos faz encontrar a salvação de Deus, isto é, o sentido da vida neste mundo e o caminho da esperança na eternidade.
Esta resposta é “dita” por palavra, mas sobretudo pela vida, pelos gestos e atitudes que temos em cada dia. “Preparai o caminho do Senhor”, dizia João Baptista no deserto, e volta a dizer-nos hoje: voltemo-nos para Deus e preparemos a nossa vida para acolher o tesouro da fé, o dom que Deus tem para nos dar. Viver o mandamento do amor faz parte da nossa fé!
———
Voltar