3ª Semana do Advento 2012
01-12-2012 15:01
3ª Semana do Advento
Evangelho
(Lc 3, 10-18)
Naquele tempo, as multidões perguntavam a João Batista: «Que devemos fazer?» Ele respondia-lhes: «Quem tiver duas túnicas reparta com quem não tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo»…. «Não pratiqueis violência com ninguém nem denuncieis injustamente; e contentai-vos com o vosso soldo».
Palavra de Fé: Conversão
Dom da Fé: Celebrar
Quando alguém nos procura, em busca de auxílio, de que lhes vale sermos apenas simpáticos se não agirmos para que encontrem em nós um gesto ou a disponibilidade, que vá de encontro às suas necessidades?
Compromisso para a semana:
Para começar este tempo, convidar o(s) filho(s) a trazer o catecismo e dialogar sobre o último encontro de catequese que tiveram. Questionar se há alguma tarefa da catequese para realizar em casa e ajudá-lo(s) a completá-la.
Falar, em casa, sobre a palavra CONVERSÃO e o que ela significa, no Advento.
Agir nas situações que causam desconforto (a nós e aos outros) e nas quais podemos melhorar e mudar: lavar a louça; levantar a mesa; fazer a cama…
Dinâmica do Advento:
· Proposta para o Presépio: colocar a imagem de São José no Presépio.
· Proposta para a Coroa de Advento: a 3ª vela, que poderá ter a palavra «celebrar» ou «Conversão»;
Durante a apresentação da vela que vai ser acesa ler o seguinte texto:
Senhor Jesus, como nas leituras de hoje, também nós ficamos muito alegres com a notícia da tua vinda.
Queremos que venhas!
Queremos que faças do nosso coração a tua casa!
Como estamos contentes com a tua vinda! Vem depressa, Senhor Jesus!
Depois da vela acesa, rezar em conjunto a seguinte oração:
Espírito Santo, fogo de Deus, nós acreditamos que Tu nos acompanhas, nos proteges e consolas, que és fonte de segurança, de beleza e de alegria.
Pelo Baptismo, recebemos a Tua presença em nós.
Aumenta a nossa fé, e ajuda-nos a viver a celebração da nossa amizade na Eucaristia.
Senhor Jesus, envia sobre nós o teu Espírito
Para anunciarmos a boa nova aos pobres e prepararmos a tua vinda com caminhos novos de paz e de alegria neste mundo onde tantos precisam de nós.
Ámen
Partilha:
A fé é a experiência de uma relação que nos dá segurança: quanto mais conhecemos a Deus mais certos estamos da sua mão estendida que nos garante uma presença de “fogo” que nos ilumina, consola e purifica.
No Baptismo recebemos o Espírito Santo, o “fogo de Deus”, o próprio Deus que vive em nós, que nos assiste, protege e consola. Sempre que celebramos a nossa fé, nos sacramentos, celebramos esta certeza da presença do Espírito que nos dá vida. Por isso as celebrações da fé, e a Eucaristia em particular, são tão importantes para crescer na fé!
———
Voltar