Campanha da Quaresma 2012

Introdução geral:

    A Quaresma  é  um tempo  de  preparação  para  a  grande festa  em  que celebramos CRISTO RESSUSCITADO.

    A Quaresma  é  um tempo  de  aprendizagem,  no  qual  nós,  os  cristãos, exercitamos  o  esforço,  sabendo  que  Alguém  caminha  connosco  e  nos alimenta com a Palavra e o Pão, nos ilumina com a Sua Luz e nos conforta com o Seu Amor. É um tempo privilegiado de conversão, tempo de deixarmos que o Senhor nos purifique e renove o nosso coração.

    É um tempo de apelo, em que Deus nos chama a escutar a Sua Palavra, a uma relação mais forte com Ele pela Oração e pelo compromisso de vida.

    Deixemo-nos, pois, conduzir pelo Senhor, para melhor viver a Quaresma e celebrar a Páscoa, a passagem da morte à vida, do pecado à graça.

 

A PÁSCOA É A GRANDE FESTA DOS CRISTÃOS

    A  Campanha  deste  ano  pretende  envolver  a  família  e  ajudar  os catequizandos a aprofundarem e viverem a Palavra, confrontando-a com a sua vida, orientada para a oração e respectivo compromisso.

Objectivos:

  • 1. Preparar a Páscoa como acolhimento de Jesus Ressuscitado não apenas na catequese, mas sobretudo em casa, na família
  • 2. Cultivar a espiritualidade de comunhão com o Senhor através da Palavra, da Oração e do compromisso de vida;
  • 3. Aprofundar (Preparar a Vigília Pascal)

Dinâmica

        Nas  5  semanas  da  Quaresma,  em  relação  com  a  catequese  de  cada semana bem como com a liturgia da Palavra de cada Domingo, será proposto aos catequizandos, adaptando às respectivas idades, um compromisso para cada semana e para cada dia da mesma. 

  •      Na catequese:

    No  momento  final  do  encontro  de  catequese  (cerca  de  5  minutos)  o catequista,  terá  de  orientar  para  a  vivência  da  Quaresma.  Após  o momento de partilha da vivência da semana anterior, à excepção da 1ª 

    Semana:

            1º Entregará (em fotocópia)  a folha  correspondente  ao  que se  propõe para a semana e para cada dia da mesma.

            2º Colocará  na  sala  da  catequese  o  símbolo  correspondente  a  cada semana e orientará para a vivência da mesma.

            3º Apresentará a proposta para que seja vivida em família e desafiará à sua realização.

            4º Propor aos mais pequenos que ainda não sabem ler que peçam aos pais para os ajudarem.

  •  Em família:

    Cada catequizando levará para casa uma folha que lhe foi entregue pelo Catequista com a proposta da tarefa a realizar nessa semana e em cada dia. 

    Assim, a Família:

        1º Preparará o ambiente necessário para a realização do compromisso: um espaço próprio, com uma mesa, a Bíblia aberta, e se possível uma pequena vela, para que os filhos, tanto os mais pequenos como os maiores, sintam que os pais estão com eles

        2º Leitura do texto bíblico, breve momento de silêncio, confrontando a Palavra  com  a  vida,  assumindo  e  pondo  em  prática  o respectivo compromisso

        3º Acolherá com entusiasmo o desafio proposto aos filhos (extensivo aos próprios pais) para cada semana e para cada dia..

  • Na comunidade:

    Num  momento  oportuno  da  CELEBRAÇÃO  DA  EUCARISTIA (momento penitencial / ou momento de acção de graças após a comunhão) pelo Celebrante ou pelo catequista será feita:

        1º Breve introdução ao sinal ou símbolo da semana a partir dos textos da liturgia;

        2º Oração proposta feita por um catequizando

 

 

Procurar na página

Copyright © 2013, Semanário Caminho. webmaster: JJSILVA