Caminhada de Advento 2012

 

    Neste Advento, em que celebramos o Ano da Fé, queremos assumir uma caminhada de forte simbologia e, encontrámos na coroa do advento todos os motivos para lhe conceder evidência neste percurso, onde a esperança não se dissocia da fé. Esta coroa ajuda a aprofundar a espera e a intensificar, em cada semana, a preparação para a vinda do Senhor. Aponta para o crescendo da Luz de Cristo, que dissipa as trevas deste mundo. Ao acendermos semana após semana os quatro círios da coroa, significamos os nossos passos de aproximação à luz que vem sobre nós, e é Cristo Jesus.

    A coroa é formada por uma grande quantidade de símbolos, simples e dinâmicos. Trata-se de ir criando uma atitude de espera, com o seu jogo numérico, com o simbolismo da luz e do verde, e com uma aproximação gradual que convida à preparação da vinda de Cristo Jesus, Luz e Vida para todos. No meio de um mundo secularizado, que tende a celebrar o Natal com slogans meramente comerciais, a coroa pode ser um pequeno símbolo dos valores que nós, os cristãos, vivemos nestes dias.

 

    A sua forma circular indica a perfeição, a plenitude a que devemos aspirar na nossa vida de cristãos. O círculo não tem princípio, nem fim! É sinal do amor de Deus que é eterno, sem princípio e nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. Além disso, o círculo dá uma ideia de “elo”, de união entre Deus e as pessoas, como uma grande “Aliança”.


    Como coroa, significa a dignidade, a realeza que Cristo veio outorgar ao cristão, isto é, a honra, a grandeza, a alegria, a vitória. (Em Ap 4,4-10 Cristo aparece como soberano e em Ap 14,14 tem uma coroa na cabeça como o próprio Deus). É a “coroa dos eleitos”. Uma coroa é usada em diversas ocasiões: a noiva no casamento, as crianças em certas festas, na sepultura como sinal de uma vida plena. A coroa de Advento significa também a plenitude dos tempos.

 

    Os ramos verdes significam o lado senhorial de Cristo sobre a vida e a natureza, dons de Deus. Verde é a cor da vida e da esperança. Deus oferece-nos a sua graça, o seu perdão misericordioso e a glória da vida eterna no final da nossa vida.

    A luz que se acende indica o caminho, afasta o medo e fomenta a comunhão. A luz das velas é símbolo de Cristo, luz do mundo, luz da fé.

    As quatro velas da coroa simbolizam cada uma das quatro semanas do Advento. Acende-se uma vela em cada semana; uma na primeira, duas na segunda, três na terceira e quatro na quarta, simbolizando a nossa ascensão gradual para a plenitude da luz do Natal. No início, vemos a coroa sem luz e sem brilho. Recorda-nos a experiência da escuridão do pecado. À medida que se vai aproximando o Natal, vamos acendendo uma a uma as quatro velas, representando assim a chegada do Senhor Jesus, luz do mundo, que dissipa toda a escuridão, trazendo aos nossos corações a reconciliação tão esperada. O número quatro também pode apontar para os quatro evangelistas, ou para os quatro mil anos que o Povo Judeu esperou o Messias.


    A proposta desta campanha tem como objectivos:

  •  Reflectir sobre o mistério da encarnação de Jesus e levar a todos a alegria da Sua vinda, neste tempo tão necessitado de amor e solidariedade e de vivência assumida da fé.
  • Construir a coroa do advento e levar os catequizandos a compreender a sua simbologia.
  • Celebrar o Natal do Senhor Jesus na perspectiva da sua essência de fraternidade e luz.
  • Anunciar ao “mundo” a Boa Nova da vinda de Jesus, enquanto oportunidade de renovação espiritual e de fé.

 

 

 

 

 

Procurar na página

Copyright © 2013, Semanário Caminho. webmaster: JJSILVA